27 março 2009

Uma Vida com Propósitos - 3º Dia: O que dirige sua Vida?

3º Dia: O que dirige sua Vida?

Percebi que o que fazem os homens correrem atrás do sucesso é a inveja Eclesiastes 4.4

O homem sem propósitos é como um barco sem leme – um vira-lata, um nada, um ninguém. Thomas Carlyle

Todo e qualquer indivíduo tem sua vida dirigida por algo.

Dirigir = Guiar, controlar, direcionar.

Qual força que dirige sua vida?

Neste exato momento, você pode estar sendo dirigido por um problema, por pressão ou por prazo limitado. Você pode estar sendo dirigido por uma lembrança dolorosa, um temor pungente ou uma crença inconsciente.

Muitos são dirigidos pela culpa. Pessoas dirigidas pela culpa são manipuladas por suas lembranças. Elas permitem que seu passado controlem seu futuro. Somos produto de nosso passado, mas não temos de ser prisioneiros dele. O propósito de Deus não é restringido pelo seu passado. Ele tornou um assassino chamado Moisés em um líder, e um covarde chamado Gideão em um corajoso herói. Ele também pode fazer coisas maravilhosas com o resto de sua vida. Deus é especialista em dar as pessoas um novo começo. A Bíblia diz: Como é feliz o homem que tem suas desobediências perdoadas e seus pecados cobertos!

Muitos são dirigidos pelo rancor e pela raiva. Eles se apegam a mágoas sem jamais supera-las. Em vez de aliviarem sua dor através do perdão, revivem-na de contínuo em sua mente. Algumas pessoas dirigidas pelo rancor “se fecham” e interiorizam sua raiva, enquanto outras “Explodem” sobre os outros. Ambas as reações são perniciosas e não trazem nenhum benefício. O rancor sempre machuca mais a você que a pessoa que trouxa tal indignação. Enquanto aquele que o ofendeu provavelmente esqueceu o insulto e seguiu com sua vida, você continua angustiado com sua dor, perpetuando o passado.

Ouça: os que o magoaram no passado não podem continuar a magoá-lo, a menos que você se agarre à dor através do rancor. O que passou passou! Nada poderá mudar o passado. Você apenas machuca a si mesmo com sua amargura. Para seu próprio bem, aprenda com o passado e então afaste-se dele. A Bíblia diz: Ficar desgostoso e amargurado é loucura, é falta de juízo, que leva à morte.

Muitos são dirigidos pelo medo. O medo é a auto-imposição de um cárcere, que o impedirá de se tornar o que Deus quer que você seja. Você tem que agir contra isso, com as armas da fé e do amor. A Bíblia diz: No amor não há medo; ao contrário, o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.

Muitos são dirigidos pelos materialismo.Riquezas podem ser perdidas em um piscar de olhos, em virtude de uma enorme quantidade de fatores incontroláveis. A verdadeira proteção só pode ser achada naquilo que nunca poderão tomar de você – seu relacionamento com Deus.

Muitos são dirigidos pela necessidade de aprovação. Eles permitem que as expectativas dos pais, esposas, filhos, professores ou amigos controlem sua vida. Muitos adultos ainda tentam ganhar a aprovação dos pais que nunca estão satisfeitos. Outros são dirigidos pela pressão social, sempre preocupados com o que os outros poderiam pensar. Infelizmente, os que seguem a multidão acabam normalmente perdidos nela.

Não conheço todas as chaves para o sucesso, mas uma chave para o fracasso é tentar agradar a todos. Ser controlado pelas opiniões dos outros é uma forma segura de deixar de lado os propósitos de Deus para sua vida. Jesus disse: Ninguém pode servir a dois senhores.

As Vantagens de uma Vida dirigida com Propósitos:

  1. Conhecer o propósito de sua vida faz com que ela tenha sentido. A maior de todas as desgraças não é a morte, mas uma vida sem propósitos.
  2. Conhecer seu propósito simplifica a vida. Você simplesmente pergunta: “Esse ato me ajuda a cumprir o propósito de Deus para minha vida?”
  3. Conhecer seu propósito direciona sua vida. Isso faz que seus esforços e energias se concentrem no que é importante. Sem um propósito definido você continuará a alterar seus rumos, empregos, relacionamentos, igreja e outras circunstâncias externas – na esperança de que cada mudança solucione a confusão ou preencha o vazio em seu coração.
  4. Conhecer seus propósitos estimula a sua vida.O propósito sempre produz entusiasmo. Nada traz mais vigor que um propósito claro.
  5. Conhecer seus propósitos o prepara para a eternidade. No devido tempo todos seus troféus serão jogados no lixo por alguém. Você não foi posto na terra para ser lembrado. Você foi posto aqui para se preparar para eternidade. Chegará o dia em que você estará diante de Deus, e ele fará uma auditoria em sua vida; um exame final, antes que você entre na eternidade.

Um tema para reflexão: Viver com propósito é o caminho para a paz.

Um versículo para memorizar: Tu, ó Senhor, dás paz e prosperidade às pessoas que tem uma fé firme, às pessoas que confiam em ti (Isaías 26.3)

Uma pergunta para meditar: A opinião da minha família e de meus amigos é a força que dirige minha vida? Que força quero que dirija minha vida?



Postar um comentário